segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Amadeus

Vem aí: PROJETOR ONLINE! (Mesmo BLOG, novo nome). Em breve...

Depois de adorar algumas músicas desse compositor clássico e marcante, resolvi comprar o filme sobre sua vida. Minha mãe sempre me dizia "Veja Amadeus, é um filme maravilhoso! Tenho certeza absoluta que você gostará!". Depois de comprar, fiquei um longo hiatus sem assistí-lo, simplesmente por fazer outras coisas. Hoje a tarde, resolvi colocá-lo, e fiquei chocado com a qualidade do filme. Sem dúvida uma obra de arte e merecedor de todos os prêmios que recebeu.


IMPERDÍVEL




Sinopse: Na Viena de 1871 vive o jovem músico e compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Rebelde, virtuose, simplório e abençoado por Deus com talento incomparável, ele alvo de inveja e cobiça de Antonio Salieri o músico oficial da corte austríaca insatisfeito com suas composições de elegia ao rei e seus talentos para executá-las.Mesmo idolatrando, o compositor despreza o modo de vida do gênio, sua vida desregrada e nada convencional. Mozart alterna momentos de extrema pureza, e outros de extrema grosseria. E Salieri não se conforma. Transforma a ambos em rivais de morte. Humilhado com o que não pode vencer, o talento insuperável de Mozart, ele trama a humilhação do seu opositor na vida, com o fracasso e a miséria.

Sobre o filme: Se existisse uma nota acima do imperdível, este filme conquistaria este status. É impressionante como conseguiram reproduzir a vida do Mozart em riqueza de detalhes. O filme é absurdamente perfeccionista, e tudo é tão harmonioso que flui naturalmente. O maior medo dos cineastas é dizerem: "A fotografia / Cenários / Atuação do filme é boa", pois quando um filme é bom de verdade, as pessoas ficam tão envolvidas com as cenas que esquecem de analisar essas partes da produção! "Amadeus" faz isso de maneira maestral.

Como escrito na Sinopse, o filme conta a história de Mozart pela visão do músico "Salieri". Um homem totalmente desconhecido, que só não é mais graças a história do mestre das músicas, Mozart. A personalidade do Mozart foi reproduzida com bastante fidelidade, graças a pesquisas feita pelos cineastas. Ao contrário do que as pessoas pensam, o Mozart era LOUCO, tinha problemas mentais e não tinha freios na hora de falar besteiras, mas na mesma proporção de loucura, tinha de genialidade para a música.

Não preciso dizer que o filme recebeu 8 Oscars e foi indicado para 11. Além de ganhar 4 Globos de Ouro, muito mais do que merecidos.

Assistam, o filme já tem 26 anos, mas é tão eterno quanto as composições de Mozart. Ele é perfeito em todos os sentidos. Um verdadeiro clássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário